falta de insumos

Com muita procura e pouco material, laboratórios mudam a rotina na testagem da Covid-19

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)

O aumento da demanda pelos testes de Covid-19 já tem consequências na rede privada laboratorial. Em Santa Maria, quatro laboratórios não estão fazendo a testagem ou restringiram o público do exame. O município segue uma tendência nacional de falta de insumos para a produção dos testes. Na última semana, a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) já havia feito um alerta nesse sentido.

Sobe para 33 o número de cidades da região em situação de emergência pela estiagem

De acordo com a instituição, o aumento da demanda ocorre em função, principalmente, da alta capacidade de transmissão da variante ômicron. Para evitar falta de exames, a Abramed recomendou que os testes fossem realizados, prioritariamente, em pacientes graves.

Em menos de uma semana, o alerta da Abramed já se concretizou em Santa Maria. Nesta segunda-feira, vários laboratórios da cidade estavam sem o teste de antígeno (rápidos) e o molecular (RT-PCR).

SUSPENSOS
No laboratório Pasin, os testes rápidos não estão sendo feitos há dez dias. Já o RT-PCR acabou nesta segunda-feira. Segundo a bioquímicado laboratório, Patrícia Medina, esta é a primeira vez que o local suspende a realização da testagem desde o começo da pandemia. Por enquanto, não há previsão para o retorno do serviço.

A estudante Jessica Roso Vencato, 18 anos, testou positivo para a Covid-19 em 7 de janeiro e desde então ficou em quarentena. Na tarde de segunda-feira, por precaução, ela tentou fazer um novo teste, mas não conseguiu em dois laboratórios procurados por ela. 

- Não sei o que fazer, a única alternativa que ficou é tentar o teste na rede pública - conta Jessica.

O LabiVida também se enquadra nesta situação e segue sem perspectiva de chegada de novos testes.

RESTRIÇÃO
O Labimed e o Pasteur são os únicos laboratórios contatados que seguem com os testes. Porém, em função do desabastecimento, a testagem é feita apenas para pessoas que estão nos hospitais, no pronto-socorro ou em cirurgia.

A última entrega de testes para o Labimed foi na sexta-feira. Neste dia, o laboratório recebeu metade do esperado. A previsão é que uma nova remessa chegue no início da próxima semana. O sistema com restrições nos testes deve seguir no laboratório até 25 de janeiro. Conforme a bioquímica Fátima Miron, uma das compras dos insumos veio pela metade, o que reduziu a capacidade de atender.

Em cerca de 10 minutos em que a equipe do Diário esteve na Labimed, cinco pessoas ligaram procurando por testes Covid-19. A atendente explicou a todos que procuraram pelo serviço que o laboratório momentaneamente não estava realizando o serviço.

Santa Maria conta com oito locais de vacinação para crianças

O laboratório Pasteur está com falta de testes desde a última quarta-feira. A expectativa da coordenadora do espaço, Ana Paula Cardoso, é que novos exames cheguem nesta semana.

A diretora administrativa do laboratório, Ana Cláudia Cirne Berndt, explica que a demanda por testes cresceu na clínica a partir do dia 3 de janeiro. Foram cerca de 200 testes feitos por dia, o que levou à redução dos estoques:

- Temos cerca de 2 mil kits PCR por chegar, mas estão parados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os kits de antígeno chegam hoje, porém em quantidade pequena. Às vezes, em 3 ou 4 horas eles são totalmente utilizados.

Segundo o responsável técnico da Pasteur, Luciano Jornada Berndt, foram realizados cerca de 1,5 mil testes entre antígeno e PCR somente na última semana. Ainda segundo ele, a falta de testes só havia ocorrido logo nos primeiros meses de pandemia, em 2020.

- Nem mesmo em 2021, no pico dos casos de Covid-19, presenciamos essa situação - diz Luciano.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)

NAS FARMÁCIAS
Os testes de Covid-19 ainda são feitos na São João e na Panvel. Devido a alta demanda, é necessário realizar agendamento nas duas redes. Na São João, os testes são marcados por telefone e na Panvel os horários são agendados nas lojas físicas.

Renúncia a celular e gasolina gera R$ 204 mil de economia na Câmara de Vereadores de Santa Maria

REDE PÚBLICA
A partir destaterça-feira, a rede pública vai adotar novas regras para realização de testes. Serão testados apenas pessoas com sintomas, contactantes com sintomas e contactantes não vacinados mesmo que estiverem sem sintomas. Considera-se não vacinado quem não tem as duas doses da vacina contra a Covid-19.

O teste pode ser feito no Centro de Referência de Covid-19, de segunda à sexta-feira, das 8h30min ao meio dia, e das 13h30min às 19h. Nos sábados, o atendimento é das 8h ao meio dia. O espaço está localizado na Rua Conrado Hoffmann, número 277, no Bairro Nossa Senhora de Lourdes. Em outros 24 locais, em diferentes regiões da cidade, também é possível fazer o teste. Clique aqui para conferir os locais e horários de atendimento. 

SITUAÇÃO DOS TESTES EM SANTA MARIA

  • Labimed e Pasteur: disponíveis apenas para pessoas em hospitais, pronto-socorro ou em cirurgia
  • Pasin: suspensos
  • LabiVida: suspensos
  • Laboratório Central: não realiza testes de Covid-19
  • Biolab: reportagem não conseguiu contato

TESTAGEM

A testagem é uma ferramente importante para determinar o quanto o vírus está circulando e para a tomada de medidas governamentais voltadas para a segurança sanitária da população. É que o diz a infectologista e integrante da sociedade riograndense de infectologia, Andreia Dal Bó.

- Nós estamos diante de uma carência muito grande de testes e diagnósticos - afirma Andreia.

A infectologista chama a atenção para um documento publicado recentemente pela Organização Pan-americana de Saúde que orienta que a testagem seja voltada para os sintomáticos, os que fazem parte do grupo de risco e os não-vacinados. Ou seja, que as pessoas que entraram em contato com pessoas que testaram positivo para a doença, mas que não apresentam sintomas, não seja a prioridade no momento, dada a escassez de testes disponíveis.

- Tem esses dois lados, a questão da necessidade de testagem, mas com o direcionamento mais para quem, de fato, precisa - pondera Andreia.

*Colaboraram Gabriel Marques, Gustavo Martinez e Laura Gomes

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Testes de Covid-19 estão suspensos em quatro laboratórios de Santa Maria Anterior

Testes de Covid-19 estão suspensos em quatro laboratórios de Santa Maria

Próximo

Vacinômetro estadual volta a ser atualizado após mais de um mês

Saúde